Motéis querem hospedar turistas na Copa e ganhar sistema de estrelas



Saem a cama redonda, as paredes vermelhas e os canais eróticos. Entram as cores sóbrias, os móveis modernos, as camas com traços retos e a comida de chef. Os motéis brasileiros estão se preparando para receber turistas que vêm para a Copa do Mundo e para outros grandes eventos, e não só com as mudanças na decoração de seus quartos.

Eles querem entrar para o sistema de cadastro dos prestadores de serviços turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo, e serem reconhecidos pelo governo como meios de hospedagem alternativos que possam receber todo tipo de público, e não apenas casais.

Para isso, criariam uma entidade – a Associação Brasileira dos Motéis, ou ABMoteis – com o objetivo de “aprimorar” a imagem dos motéis junto à população e aos órgãos públicos. Eles também desenvolveram um projeto para um sistema classificatório com estrelas, semelhante ao que já existe para hotéis, mas com algumas adaptações.

“Reunimos diretores de motéis, arquitetos e outros profissionais e elaboramos o projeto em cima de regras já existentes para hotéis”, afirma Antonio Carlos Morilha, diretor da ABMoteis. Ele diz que, caso o sistema seja aprovado, a adesão será facultativa para o estabelecimento.
O projeto está em avaliação no Inmetro, responsável por definir esse tipo de regra.

O Ministério do Turismo afirma que teria que haver mudança na lei 11.771/2008 (Lei Geral do Turismo) para incluir os motéis entre os meios de hospedagem, e que antes de qualquer modificação “o tema deve ser amplamente debatido em espaços como a Câmara Temática de Legislação, do Conselho Nacional de Turismo, audiências e consultas públicas”.

Leia mais em: http://goo.gl/z4V0sF
Copyright © 2013 Programado por Larissa Elguy TURISMO PUC MINAS .