Apesar da beleza, Salvador sofre com queda no turismo


Salvador é uma cidade conhecida por suas belas praias, pela culinária, pelo povo hospitaleiro e alegre. Durante muitos anos, a capital baiana recebia um grande fluxo de turistas brasileiros e estrangeiros, porém esse número vem caindo nos últimos anos.

Segundo informações de Sílvio Pessoa, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte (SHRBS), o número de ocupação hoteleira na capital baiana chegava a 66% em período de alta estação, entre julho e setembro, mas, em menos de dois anos, o percentual caiu para menos de 60%.

Apesar dos dados do SHRBS revelarem o desinteresse dos turistas por Salvador, uma pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo (Setur) mostrou que o número de pessoas que visitou a cidade em 2011 aumentou em relação ao período 2008/2009.

Visitantes

Em 2011, Bahia recebeu mais de 11 milhões de turistas, contra 9 milhões no período 2008/2009. Apesar dos números, o sindicado reclama e diz que a presença em hotéis e restaurantes mostra que esses turistas podem passar por Salvador, mas desfrutam menos sua permanência na cidade.

O prefeito ACM Neto diz que por Salvador ser uma cidade turística, não dá para atrair visitantes com uma orla tão degradada. Em entrevista ao R7 Bahia, o prefeito voltou a relatar que obras estão sendo realizadas para deixar a primeira capital do país mais atrativa. Com essa iniciativa, Neto pretende reverter a imagem da capital baiana no Brasil e exterior, transformando-a em um espaço prazeroso e de lazer.

O prefeito disse também que, além da orla, os monumentos históricos e praças serão restaurados.

Fonte: Site R7
Copyright © 2013 Programado por Larissa Elguy TURISMO PUC MINAS .